top of page
Testamento

O Testamento Público é o documento pelo qual alguém em vida já deixa definida a disposição de parte dos seus bens para depois de sua morte. O testamento pode ser utilizado para disposições patrimoniais ou não patrimoniais: ex: reconhecimento de um filho, instituição de uma fundação, imposição de cláusula de incomunicabilidade, impenhorabilidade e inalienabilidade para proteção do patrimônio dos herdeiros, instituição de usufruto sobre determinado bem, reconhecimento da existência de uma união estável, e etc. Quem tem herdeiros necessários só pode dispor através de testamento da parte disponível de seus bens (a metade dos bens), reservando-se a estes a legítima prevista em lei. A lei exige a presença de 02 (duas) testemunhas para o ato, as quais não podem ser parentes do testador nem do beneficiário. O testamento público além de ficar arquivado no livro do Cartório pelo tabelião. O testador fica completamente protegido e tem segurança de que a sua vontade será realmente cumprida após a sua morte. O testador deve apresentar também informações para identificação dos herdeiros e dos bens sobre os quais pretende dispor. Pode ser nomeado alguém de confiança do testador, chamado de testamenteiro, para cumprir as suas vontades para depois da morte.

 

Revogação ou alteração de testamento: um testamento pode ser modificado ou revogado pelo testador, total ou parcialmente, a qualquer momento através de outro testamento pois este só vigorará após a morte do testador. Somente a cláusula de reconhecimento de filho em testamento é irrevogável. 

 

O Testamento Cerrado ou secreto é aquele escrito e assinado pelo próprio testador e aprovado pelo tabelião, na presença de duas testemunhas. O tabelião não tem acesso ao conteúdo nem arquiva cópia do testamento, apenas lavra o auto de aprovação, lacra e costura o instrumento.

 

Documentos necessários:

1) DO TESTADOR E DE DUAS TESTEMUNHAS


 

✅  Cópia do Documento de Identidade, CPF ou CNH do testador

✅  Certidão de casamento, se for o caso

✅  Cópia do Documento de Identidade, CPF ou CNH de 02 testemunhas 

✅  Comprovante de endereço

✅  Informar profissão

✅  Informar e-mail 

 

 

2) DOCUMENTOS DOS BENS


 

✅  Se for bens imóveis: Escritura pública ou certidão de ônus dos imóveis, com carnê do IPTU e declaração de quitação de débitos condominiais (se o  imóvel for urbano e for apartamento); ou declaração de ITR e CCIR – Certificado de Cadastro de Imóvel Rural expedido pelo INCRA (se o imóvel for rural)

✅ Se for bens móveis: documento de veículos, extratos bancários e de ações, contratos sociais de empresas, notas fiscais de bens e jóias, etc.   

✅  Demais documentos eventualmente necessários à prática do ato

Você tem uma dúvida?

Envie sua dúvida para escritura@2notasvitoria.com.br 

Vamos responder o mais rápido possível.

Asset 1.png

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Segunda à sexta feira das 08h:30 às 18:00h

TELEFONE 

(27) 3024-9600 / 99760-0615 / 99709-2294

CNPJ: 30.965.362/0001-88 

Rua Italina Pereira Motta, n.º 530, Jardim Camburi, 

Vitória - ES, CEP: 29090-370​                          

© 2017 - Cartório do 2.º Ofício Tabelionato de Notas

instagram-logo-222.png
whatsapp-logo-.png
bottom of page